A portaria virtual é um sistema que funciona de forma parecida a se houvesse um porteiro na cabine da portaria do edifício, com a diferença que não há ninguém em tal ambiente.
O controle do acesso do condomínio é realizado a distância, por uma central de monitoramento, que funciona 24 horas.
Assim, através de câmeras instaladas em lugares estratégicos do condomínio, como acesso de pedestres e de veículos, a equipe de segurança consegue ter o controle das aberturas do edifício, além de entrar em contato com moradores e visitantes através do interfone.
Normalmente, os condôminos passam por um sistema de identificação, no qual são reconhecidos e logo permitidos de entrar e sair do condomínio. Já o acesso de visitantes é realizado pelo interfone, em contato com a central de segurança e o morador em questão.
A portaria virtual apresenta diversas vantagens, tanto para a segurança dos moradores e do edifício, quanto para o condomínio em si.
A vantagem principal deste sistema, que é o que faz muitos condomínios decidirem trocar a portaria presencial pela virtual, é o custo. A portaria remota tem um custo bem menor do que o modelo tradicional, o que pode resultar em uma redução do valor do condomínio de 40% a 50%.
A portaria virtual também evita possíveis conflitos de relacionamento e desvio de função, afinal o porteiro não estará fisicamente no local. Ao contrário dessa incerteza, a portaria remota garante a presença de uma equipe especializada, 24 horas.
Além disso, terceirizar a segurança do condomínio evita que problemas trabalhistas que possam surgir terminem sob a responsabilidade dos condôminos.
Com a portaria virtual, o edifício poderá contar com um sistema de câmeras em diversos pontos do local, aumentando, de maneira relevante, a segurança do condomínio.
A portaria virtual é mais um exemplo da tecnologia como aliada ao conforto e à segurança dentro e fora de casa.
O meio digital já está totalmente integrado ao nosso cotidiano, através de smartphones, smartwatches, fones inteligentes, e tal característica só tende a expandir.
Até mesmo as casas estão se tornando sistemas inteligentes, a automação residencial é uma tendência que veio para ficar e transformar a maneira que habitamos.